Dieta pré-operatória

Quer saber como a nutrição pode contribuir para o sucesso da cirurgia? Antes de conferir as dicas, caso você tenha algum procedimento operatório previsto, agende agora sua consulta com o nutricionista, porque essas orientações precisam de antecedência para serem praticadas.

  1. No pré-operatório, dietas de emagrecimento podem ser indicadas para pacientes com sobrepeso ou obesidade, quando a cirurgia é eletiva, como é o caso das cirurgias plásticas e de outras agendadas com antecedência.
  2. Quando o paciente está com sobrepeso ou obesidade, o tempo de cirurgia pode ser mais extenso, aumentando o risco de sangramento.
  3. Ao emagrecer, o paciente pode melhorar o controle respiratório, a oxigenação, e a circulação sanguínea, além de estabilizar a pressão arterial e de reduzir a glicemia, contribuindo para cicatrização.
  4. Inclusive, vale ressaltar que pacientes diabéticos tem dificuldades de cicatrização. Portanto, controlar a glicose é fundamental para recuperação.
  5. Outra vantagem do emagrecimento no pré-operatório é a redução da gordura visceral, acumulada em torno de órgãos como o fígado, por exemplo, que só pode ser eliminada com dieta e prática de exercício físico. 
  6. Nenhuma cirurgia, mesmo a abdominoplastia ou a lipoaspiração, contribui para perda de gordura visceral. Por isso, alguns pacientes se submetem a esses procedimentos, mas se queixam da aparência de abdômen estufado, mesmo após a fase de recuperação.
  7. Quando o paciente emagrece, passa a ter uma sobra de pele favorável para alguns procedimentos cirúrgicos como a abdominoplastia (o cirurgião pode usar a sobra de pele para deixar as curvas do paciente mais anatômicas e posicionar melhor a cicatriz).
  8. Agende a consulta com o nutricionista com antecedência máxima. Especialmente para corrigir deficiências de vitaminas, minerais e até proteína, que também é necessária para a cicatrização.
  9. Alguns minerais, como por exemplo o ferro, chegam a precisar de meses para atuar no organismo e estabilizar as taxas de hematócrito e de hemácias, importantes para a segurança da cirurgia.
  10. Lembrando que, no pré-operatório imediato, ou seja, poucas semanas antes da cirurgia, o paciente não deve manter dieta de emagrecimento. Nessa fase, a estratégia recomendada é de ajuste da hidratação e da alimentação, para melhorar a imunidade, deixando o corpo preparado para o procedimento cirúrgico.

Deixe um comentário