Se seu sonho é comer batatas caseiras, que lembrem aquelas das redes de fast food, seus problemas acabaram. Você só precisa conferir o vídeo e aprender a técnica de branqueamento, que bloqueia a ação de substâncias naturais (enzimas), presentes na batata e outros legumes, responsáveis pelo seu escurecimento.
O branqueamento é realizado colocando os legumes para ferver por 3 minutos, sendo resfriado rapidamente, por mais 3 minutos, em uma travessa com água e gelo.
Após essa etapa, enxugue com um pano de prato limpo, asse as batatas em uma forma untada com azeite, ou leve para congelar. (Não exagere no azeite! Coloquei demais e deixou com a aparência oleosa).
Se as batatas estiverem congeladas, podem ser levadas diretamente para a AIR FRYER ou para a fritura em óleo. Porém, para assar no forno, melhor que não estejam congeladas.
Use a mesma técnica para branquear os brócolis. Eles ficam verdinhos e crocantes. Vale muito a pena experimentar!
Além de garantir uma aparência mais bonita para os legumes, o branqueamento pode ajudar a evitar o desperdício de alimentos, porque a técnica pode ser empregada antes do congelamento, quando você tiver grandes quantidades de algum desses alimentos in natura.